Para sua segurança leia atentamente passo a passo o regulamentos do serviço de terapia à distância

 

 

 

 

 

Passo 1 - O que é terapia psicanalítica?

 

Segundo o pai da Psicanálise, Sigmund Freud, a terapia psicanalítica é um método terapêutico que se caracteriza pela interpretação. Ela busca o significado oculto do que é manifestado por ações, palavras, produções imaginárias; como sonhos, associações livres, atos falhos.

O discurso do paciente, ao revelar suas emoções, sentimentos, ocorre uma força que se opõe ao consciente (esquecimento); a resistência. Assim ocorre uma força que Freud denominou de repressão (processo psíquico que faz desaparecer da consciência a situação dolorosa que origina o sintoma). Para a psicanálise  existe uma realidade psíquica (cenas relatadas que podem ser reais ou imaginárias), mas para o paciente tem valor real. 

 

A percepção de um acontecimento pode ser doloroso e desorganizador e para evitar esse desprazer é por meio dos mecanismos de defesa que o indivíduo exclui da consciência os eventos indesejáveis que são inconscientes e independem da vontade do indivíduo. A partir de pensamentos, comportamentos resultantes de um conflito psicológico que se instala o sintoma.

 

Os sintomas podem ser os mais diversos desde sintomas físicos, como dores, doenças, medos, sentimentos de ansiedade, depressão, angústia, vazio existencial, uma tensão permanente nas relações interpessoais, desconfiança constantes, incapacidade para manter relações amorosas duradouras, etc.

 

Muitas vezes os distúrbios não surgem com sintomas, delimitados no tempo e em sua forma, o sofrimento pode ocorrer a partir de certos traços peculiares no jeito de ser da pessoa, levando-a a repetir certos padrões de comportamento que  limitam suas capacidades de usufruir a vida.

 

A partir do momento que o indivíduo sente que precisa se conhecer melhor e está com forte disposição e motivação de se entender ou sente a necessidade de livrar-se de algo que o incomoda; sentimentos dolorosos que o levem ao a sentir-se infeliz, ele está pronto e disponível para empreender uma terapia. 

 

- Porquê terapia psicanalítica à distância? 

 

Essa é uma nova ferramenta tecnológica que visa facilitar o processo para os indivíduos com dificuldade de locomoção por vários eventos que ocorrem hoje em nossa sociedade; horários, trânsito, distância do local (Cidade, Estado),  etc.  Assim a intenção é ser facilitadora para aquele que deseja/necessita se autocohecer, além de ser uma opção para a pessoa que se sente mais à vontade com tal escolha, ou seja ser analisado à distância. 

 

Ressalte-se que a terapia psicanalítica à distância só terá resultado se o analisado  quiser, pois os conteúdos manifestos defronte à tela são tão perceptíveis quanto os presenciais. O Analisando está apto perceber os conteúdos manifestos, verbal e não-verbal.

 

A única diferença da terapia presencial é a tela do computador. Se o interesse de se autoconhecer for real, ambos, analisando e analisado, terão sucesso no trabalho psicanalítico.

 

 

Passo 2- Regulamento para Terapia Psicanalítica à distância

 

Ambas as partes acordam os seguintes termos e condições para a prestação do serviço de terapia psicanalítica via on-line, se valendo da tecnologia disponível por Internet, mediante as seguintes clausulas e condições:

Clausula 1ª- Objeto: O objeto do presente documento é a formalização da prestação do serviço de terapia psicanalítica via Internet, por parte da Contratada Maria Clara Barbosa ao Contratante (Cliente).

Clausula 2ª- Responsabilidades da Contratada: Serão responsabilidades da psicanalista Maria Clara Barbosa:

2.a. prestar o serviço de terapia psicanalítica ao Contratante (Cliente), de acordo com o horário acordado por ambas as partes;

2.b. Garantir a privacidade e confidencialidade de tudo o que seja passado para ele(a) em terapia por parte do Contratante (Cliente);

2.c. Prestar o serviço de terapia em um ambiente fechado e privado livre de pessoas, barulhos, e qualquer outra interferência que possa impedir a comunicação direta entre analista e analisando;

2.d. Possuir o equipamento necessário para atender ao Contratante (Cliente). Isto é, computador com conexão de banda larga a Internet, WEB CAM, Microfone, e conta de SKYPE para se comunicar junto com o analisando, Contratante (Cliente);

2.e. O psicanalista deverá tratar o cliente tal e como se fosse uma pessoa sendo atendida pessoalmente de maneira presencial. Isto é, de maneira cordial, educada, e profissional. A única diferença do atendimento personalizado e presencial é o meio de comunicação;

2.f. Vestir roupas adequadas para o atendimento.

Clausula 3ª- Responsabilidades do (da) Contratante (Cliente): Serão responsabilidades do da Contratante (Cliente):

2.a. Adequar o seu próprio espaço para realizar a terapia via internet;

2.b. Possuir computador com conexão de banda larga a Internet, WEB CAM, Microfone, e uma conta de SKYPE para se comunicar junto com o analista;

2.c. Ter indiscutivelmente os conhecimentos do uso de internet e de SKYPE;

2.d. Velar pela sua própria privacidade durante as sessões de terapia com o psicanalista;

2.e. Vestir roupas adequadas para o atendimento.

2.f. Tratar o seu psicanalista de forma educada tal e como se estivesse em um atendimento presencial;

2.g. Realizar seus pagamentos antecipados previamente para ter acesso ao serviço. 

Clausula 4ª- Do local para atendimento: Já que a terapia é realizada via Internet, é imprescindível que o(a) Contratante(Cliente) consiga adequar seu próprio espaço para realizar a sua terapia. Este deverá colocar seu computador e demais acessórios em uma sala ou lugar totalmente fechado, livre de trânsito de pessoas. O caráter da terapia é individual e privado. Deverá necessariamente desligar seu celular, e não atender ao telefone durante sua sessão de terapia.

O(a) Contratante(Cliente) deverá estar sentado comodamente em uma cadeira ou poltrona, sendo possível a visibilidade de seu rosto, suas mãos e a parte superior de seu abdômen. A sala deverá estar suficientemente iluminada para que o analista consiga visualizar claramente ao Cliente. O cliente deverá se abstiver de comer, fumar, ou consumir bebidas alcoólicas ou drogas durante a sua sessão de terapia. Caso este procedimento não seja cumprido, o analista se reserva o direito de desligar a comunicação SKYPE e o cliente perderá essa sessão.

Clausula 5ª- Dos horários de atendimento: O horário de atendimento via Skype será acordado previamente junto com o psicanalista e a confirmação deste mesmo será enviada por e-mail ao Contratante(Cliente). Cada sessão terá um tempo exato de 55 minutos. Os horários deverão ser respeitados tanto pelo Psicanalista como pelo Contratante(Cliente), e cada sessão será realizada uma (1) vez por semana. Devido a outros atendimentos de outros clientes este tempo não poderá ser excedido. Favor não insistir. Uma vez terminado o período da sessão via Skype o psicanalista encerrará a comunicação.

Clausula 6ª- Dos pagamentos antecipados para a sessão: Os valores das terapias são valores já pré-estabelecidos pela Psicanalista Maria Clara Barbosa (os quais devem ser consultados via email ou contato telefônico). É imprescindível o pagamento por antecipação das terapias para ter acesso ao meio Skype por Internet. Dependendo do pacote que o Contratante fechar com a Contratada, a psicanalista levará o controle das sessões pagas por antecipação. Uma vez as sessões tenham sido realizadas, o Contratante(Cliente) precisa realizar o pagamento do seguinte pacote que optar de acordo com os valores preestabelecidos. Só será liberado o acesso ao atendimento via Skype quando o Cliente tenha realizado o pagamento na conta bancaria informada e tenha enviado o comprovante de depósito por e-mail.  E indispensável, realizar os pagamentos antecipados com um tempo mínimo prévio de 48 horas antes da sessão com a psicanalista. Caso o pagamento não seja realizado dentro deste período, o cliente perde seu horário e a psicanalista se reserva o direito de passar esse horário para outro cliente. Caso o Contratante(Cliente) deseje continuar realizando a terapia psicanalítica via Skype, deverá seguir todos os passos novamente e acordar um novo horário com o psicanalista da SBPI.

Clausula 7ª- Do cumprimento da presença às sessões de terapia: Uma vez acordado um horário determinado com o psicanalista, o Contratante(Cliente) se compromete a cumprir e assistir a sua sessão de terapia. Caso o Contratante(Cliente) não esteja em linha Skype no horário marcado com o psicanalista, o psicanalista estará disponível até o termino da sessão e logo encerrará a comunicação. O Contratante(Cliente) poderá ainda entrar em comunicação atrasado, más o tempo da sessão terá um começo e um fim de acordo com o horário previamente marcado. Assim, se o cliente atrasar meia hora para sua sessão, como resultado terá meia hora de terapia do tempo restante.

Clausula 8ª- Da liberação de acesso para o atendimento: Uma vez que o Contratante(Cliente) tenha acordado o horário com a psicanalista, realizado o pagamento antecipado na conta bancaria informada e enviado o comprovante de depósito, receberá por e-mail a conta Skype da psicanalista para realizar a terapia. Caso o pagamento do seguinte pacote não seja realizado a tempo, a psicanalista bloqueará o acesso do cliente até este realizar seu pagamento. 

Clausula 9ª- Da Privacidade no atendimento: A psicanalista se compromete a manter total sigilo de todas e quaisquer informações que lhe seja compartilhada pelo seu Contratante(Cliente). Ao mesmo tempo, o Contratante(Cliente) se compromete a velar pela sua própria privacidade e proteção de seus conteúdos psicológicos e informações que passa para o psicanalista.

Clausula 10ª- Da Desistência do Serviço: Ambas as partes poderão dar por terminado o serviço de atendimento em qualquer momento nos seguintes casos:
10.a. O(a) Contratante(Cliente) poderá realizar o pedido de cancelamento por escrito, enviando um e-mail para psi.mariaclara@gmail.com com antecedência mínima de quinze (15) dias, antes do vencimento das suas duas últimas sessões já pagas.
10.b. A mera infreqüencia do(da) Contratante(Cliente) às sessões de terapia acordadas, sem nenhuma justificativa por escrito, não desobriga o Contratante do pagamento das sessões.

10.c Nenhum valor será reembolsado ao Contratante depois de ter comunicado por escrito a sua decisão de desistência.

Clausula 11ª- Da Rescisão. O presente acordo poderá ser rescindido:
11.a. Pela Contratada SBPI, por qualquer motivo disciplinar dado pelo Contratante(Cliente) que atentar de qualquer forma contra o seu psicanalista;
11.b. Pelo Contratante(Cliente), a qualquer tempo, observando a Clausula 10ª;
11.c. Por comum acordo entre as partes;
11.d. Em razão do descumprimento de qualquer obrigação deste instrumento, respeitando a legislação pertinente.


Sumário de procedimentos


1. Ler objetivo, termos e condições da terapia on-line e enviar mensagem confirmando que leu e compreendeu os termos;
2. Escolher horário e enviar solicitação deste por e-mail a psi.mariaclara@gmail.com;
3. Realizar pagamento;
4. Enviar comprovante de depósito se for realizado depósito em conta;
5. Preencher Questionário Pré-Anamnético;
6. Inicio da terapia.

Passo 3 - Horário:

Antes de realizar o depósito de pagamento, favor escolher um horario com o psicanalista à distância e envie um e-mail : psi.mariaclara@gmail.com

 

 

Passo 4 - Confirmação de Horário:

 

Após o acordo entre as partes do horário estabelecido para a terapia psicanalítica você terá 48 horas para realizar o depósito bancário. Passadas as 48 horas, se o depósito não tiver sido realizado, o psicanalista se reserva o direito de outorgar o horário para um outro cliente.

Passo 5 - Realizar o pagamento:

Para ter acesso a este serviço é indispensável o pagamento antecipado mediante depósito na conta da Psicanalista Maria Clara Barbosa. Os dados da conta para depósito será fornecido após acordo prévio entre contratente/cliente e analista.

 

 

Passo 6 - Enviar copia do comprovante de depósito via e-mail a psi.mariaclara@gmail.com. 

 

Passo 7 - Preencher o questionário pré-anamnético

 

Será encaminhado via e-mail pelo seu psicanalista à distância. Responda com atenção e o retorne para: psi.mariaclara@gmail.com.

 

Passo 8 - Liberação de endereço via skype para o atendimento.

 

O psicanalista à distância inserirá o Contratante(Cliente) em seus contatos do skype para o atendimento psicanalítico a distância

 

"O autoamor é um processo de construção cujo alicerce é por convicção forjado desde o ventre da mãe, pela força e coragem de crescer e vicejar, tão inerentes à alma feminina. A partir desse processo, todas as demais construções da alma são possíveis, sem ele todas elas se esvaem!"

Maria Clara Barbbosa - Psicanalista